domingo, 12 de junho de 2011

Abajur de garrafa



ADORO inovações criativas com materiais que julgamos descartáveis e inutilizaveis... a imaginação é tudo!! Nas mãos criativas do nada cria-se o inesperado.

Passeando pelo mundo virtual eu achei esse passo a passo do abajur de garrafa mostrado no post anterior. 
Esse projeto eu encontrei no blog MINHA CASINHA da Fernanda Oliveira.

________________________________________________

Hoje vou mostrar pra vocês um abajur, aliás dois, que fiz para colocar no meu quarto. Sempre quis fazer um abajur de garrafa, mas nunca tinha conseguido uma maneira de furar o vidro sem quebrar.

Então, passeando pela blogsfera, vi essa ideia em alguns blogs, mas o que mais me chamou a atenção foi oBlog PEGUEI NA REDE: http://pegueinarede.blogspot.com (perdão gente, mas ainda não sei como colocar links no post! e agradeceria muuuuuito se alguém me ensinasse) - (agora já aprendi a colocar! iupiiii!!! rs)

Lá ela fez com garrafão, mas eu queria com garrafa, de preferência de licor.

O mais difícil foi encontrar a tal broca especial para furar vidro. Eu entrei em TODAS as lojas possíveis aqui da minha cidade e tinha algumas que nunca tinha ouvido falar na tal broca. Não me dando por vencida, pesquisei no Mercado Livre (adoro!) e lá encontrei. O cara vendia somente o jogo por $150,00, mas pedi taaaaanto que ele vendeu apenas uma pra mim, por $15,00. (Se alguém se interessar, acho que ainda tenho o e-mail do vendedor armazenado).

De posse da broca, fizemos vários testes em outras garrafas, pois eu só tinha 2 do licor que eu queria. Quebramos (eu e meu genrinho) umas 5 garrafas de cerveja até pegar o jeito da broca, pois tem que ficar molhando enquanto vai fazendo o furo. Então colocamos um pano velho no tanque e fomos deixando cair um fiozinho de água no vidro enquanto ia furando bem devagarinho. TIRO E QUEDA!

Com as garrafas já furadas, fui comprar o material necessário:

Vou listar o material para uma garrafa e você faz as contas do que vai precisar se resolver fazer mais de um abajur:

1- uma garrafa ou garrafão
2- uma rolha (não usei de vinho, comprei uma rolha separada)
3- um pedaço de rosca sem fim (o suficiente para passar a rolha e sobrar um pedacinho de cada lado, um para a arruela e outro para o soquete - eu levei a rolha na loja e mostrei pro vendedor o tamanho da rosca que eu queria)
4- 1,5m de fio (eu usei fio cristal, acho que fica com melhor aparência)
5- um soquete
6- uma lâmpada
7- uma tomada
8- um interruptor liga/desliga próprio para fio de abajur
9- coisas para colocar dentro da garrafa (eu coloquei bolinhas de gude e aquelas outras pedrinhas de gude que são mais achatadinhas)


Aqui os dois já prontinhos! Eu AMEI!!!


- primeiro você fura a rolha (eu furei com a furadeira mesmo)
- encaixa a rosca sem fim
- numa das extremidades coloca a arruela
- na outra encaixa o soquete (com o fio já montado por dentro e já passado no buraco da garrafa)
- encaixe a lâmpada


Mais detalhes dos encaixes.


Aqui um close do fio e da rosca sem fim.


Aqui os detalhes da tomada e do interruptor liga/desliga próprio para fio de abajur.


Aqui já prontinho para encaixar na boca da garrafa.
- Dica: coloque as bolinhas antes, pois com o fio já passado elas não cabem na boca estreita da garrafa. Aliás, perdi várias bolinhas, pois tem umas que são enoooormes e mesmo sem fio não entraram de jeito nenhum. Tive que me contentar com meia garrafa de bolinhas, sendo que eu queria que ficasse cheinha! mas, enfim...


Aqui tudo já encaixadinho, prontinho para colocar a cúpula.

AAAhhhh, a cúpula! Outra novela para encontrar. Mais uma vez entrei em TODAS as lojas possíveis da cidade e nada. Adivinha onde encontrei??? No Mercado Livre, claro! E o melhor foi que o rapaz fez a cúpula sob medida pra mim. Eu disse como eu queria, quanto queria as medidas de cada parte da cúpula e TCHANAM!!!:






Essas são as imagens da cúpula que o rapaz que encontrei no Mercado Livre fez pra mim. Eu AMEI! No final achei que ficaram um pouco compridas demais, mas não faz mal. Quando eu tiver uma graninha sobrando eu mando fazer outras um pouquinho menores e aproveito essas em uns garrafões que ganhei do genrinho.






E essas são as imagens dele montadinho, prontinho e com a cúpula.

Um comentário:

  1. Adorei simplesmente a idéia do abajur feito de garrafa e já arrumei dois garrafões de vinho para fazer também. Gostaria de saber onde comprou a broca para vidro! Abraços, Adriana

    ResponderExcluir